quinta-feira, 26 de maio de 2011

Citações: Thomas Mann


Não há nada pior do que o sonho da restauração. Uma época medrosa de si mesma procura restaurar fundamentos. Em vão: não há regresso.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Línguas animam Dia Cultural

Sexta-feira, 13 de Maio, não foi um dia de azar. Bem pelo contrário, foi um dia de cultura em que os diferentes departamentos da nossa escola organizaram inúmeras mostras e actividades, às quais também o Departamento de Línguas não poderia ter ficado alheio. Não faltaram iguarias das mais diferentes proveniências geográficas, pronunciadas em todas as línguas que nos orgulhamos de difundir. E os próprios alunos colaboraram voluntária e activamente, como se verifica na fotografia...


Outra actividade desenvolvida pelo nosso Departamento foi o sempre tão animado karaoke. Quem quis, subiu ao palco para mostrar os seus dotes, juntamente com os seus conhecimentos linguísticos. E não faltaram afinados candidatos!

Caminhada e confraternização foram sucesso

Dia 12 de Maio foi um dia de festa, confraternização e aposta na saúde para a nossa escola. Logo pela manhã, com organização do Departamento de Expressões e Motricidades, a comunidade escolar em peso reuniu-se para dar início à alegre e já tradicional caminhada/BTT em direcção ao Parque de São Pedro de Avioso.


Entretanto, elementos do Departamento de Línguas, encarregado da logística, aguardavam no parque, azafamados em preencher as mesas de boas-vindas com bolos, frutas e bebidas. Nenhum dos caminheiros ficou por servir!


E o dia prosseguiu com piqueniques repletos de iguarias, ginástica para todos e, inclusive, animadas cantorias populares capazes de rivalizar com os mais afamados espectáculos...


Um muito obrigado a todos os que colaboraram, a todos os que participaram e ainda à Direcção e ao esforço que desenvolve por uma escola onde todos se possam sentir em casa. Que datas assim se repitam por muitos e bons anos!

terça-feira, 10 de maio de 2011

E o que aconteceu a 10 de Maio?


Muitas coisas de certeza absoluta. E não só nos locais mencionados, mas também em todas as nossas ex-províncias ultramarinas, nos países de língua oficial espanhola e no confins da Mongólia Interior. Eventualmente, até alguns dos nossos leitores terão nascido num 10 de Maio. Mas aqui vão algumas das coisas que, ao longo da história, ocorreram nesta data. O resto encontra-se nas enciclopédias e até na net...
Em 1808, por exemplo, face às invasões napoleónicas, a família real escapou-se para o Brasil com a corte inteira, que passou a ser sustentada pelos esfaimados cidadãos metropolitanos.
Em 1924, o presidente norte-americano Calvin Coolidge nomeou J. Edgar Hoover para o cargo de sexto director do BOI (Bureau of Investigation) que, em 1936,se tornaria o Federal Bureau of Investigation (FBI), o qual não há quem não conheça, mais que não seja de tantas e tantas séries televisivas, com J. Edgar Hoover sempre no comando, onde se manteve até 1972.
Em 1933, os nazis fizeram das suas e começaram a queimar livros considerados "não-alemães" em grandes fogueiras. Fazem-me pensar nas grandes queimas de discos que tiveram lugar nos Estados Unidos, após algumas declarações de John Lennon, tidas por religiosamente polémicas...
A 10 de Maio de 1940, iniciou-se, também, a invasão de França, conhecida como Batalha de França, em que as forças do Eixo, constituídas por tropas alemãs e italianas uniram esforços. A Batalha terminaria a 25 de Junho, com o governo-fantoche de Pétain herói da Grande Guerra, em Vichy, no sul, e o resto do país submetido a Berlim e às forças do III Reich.
No mesmo 10 de Maio, Winston Churchill liderou uma coligação vencedora que governaria o Reino Unido durante a guerra, após a demissão do primeiro-ministro Chamberlain, diplomata desiludido, face à invasão da Bélgica, da Holanda e do Luxemburgo. O mesmo Churchill viria a defender, num discurso proferido a 10 de Maio de 1946, a criação dos Estados Unidos da Europa, incluindo a Alemanha derrotada, de modo a criar maior união entre os povos do continente.
Em 1941, o braço-direito de Hitler, Rudolph Hess, "passou-se do capacete" (aliás mais bonito que as tijelas inglesas) e decidiu lançar-se (sem conhecimento de Hitler, claro) de pára-quedas sobre a Escócia, no que considerava uma "missão de paz". Correu-lhe mal, uma vez que ficou preso durante toda a duração da guerra e acabou julgado em Nuremberga e condenado a prisão perpétua em Spandau, onde viria a morrer em 1987.
Em França, a 10 de Maio de 1981, o socialista François Mitterrand, numa coligação com os comunistas de Georges Marchais, ganhava as eleições, pondo fim a duas décadas de governação nacionalista e conservadora do general De Gaulle, o tal que, certa vez, foi ao Quebeque, no Canadá, local de maioria francófona, defender inflamadamente a declaração de independência da província.
Finalmente, numa nota positiva para os novos tempos, a 10 de Maio de 1994 foi empossado o primeiro presidente negro na história da África do Sul: Nelson Mandela. Políticos e responsáveis de mais de 140 países tomaram parte na cerimónia.
Quanto ao dia de hoje, fica marcado pela publicação de um interessantíssimo artigo sobre a própria data no Blog do Clube de Línguas da nossa escola, o qual conclui com votos de um feliz 10 de Maio para todos- sobretudo isso.

Imagem de: http://castrodiantedotrono.blogspot.com/