sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Língua gestual em Área de Projecto



Hoje é o Dia dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. Assim e tendo em conta o papel do Clube de Línguas e a importância que a língua gestual assume para tantos cidadãos que a utilizam como forma de se expressarem, não pretendemos deixar passar a data em branco, nem o que a nossa escola está a fazer no sentido da sua divulgação.
Efectivamente, um grupo de alunas do 12º ano - VSA, tem vindo a desenvolver, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho que promete dar que falar. Até ao momento, tivemos a oportunidade de ler um bonito texto sobre a criadora deste tipo de linguagem, Helen Keller, bem como um Power Point musicado e destinado a acompanhar a leitura do mesmo. Gostámos e ficamos a aguardar a continuação.
Para todos vós eis, ainda, um "dicionário" da língua gestual e um pequeno texto para decifrarem e exercitarem os vossos novos conhecimentos na área.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Do amigo secreto aos Reis

Pais Natais dinamarqueses

Uma palavra merecida para uma actividade proposta pela nossa visitante dinamarquesa, a Tabitha, para a época das Festas: a tradição do amigo secreto. Durante o mês de Dezembro e até aos Reis, os elementos do Departamento de Línguas foram deixando pequenas surpresas para o seu amigo secreto em envelopes colocados na Sala dos Professores. Uns receberam mais, outros menos, mas todos foram surprendidos por belas lembranças de origem desconhecida, que assim celebraram a amizade que a todos une.
No Dia de Reis, enfim, os elementos do Departamento reuniram-se no Clube de Línguas para, cada um por seu turno, procurarem adivinhar qual poderia ter sido o seu amigo secreto e deixá-lo revelar-se entre risos e muito boa disposição que, de seguida, se prolongaram em cânticos de Natal espanhóis e dinamarqueses - estes últimos impronunciáveis, mas acompanhados de uma alegre dança tradicional - e culminaram num perfeito convívio à volta de uma mesa recheada de belíssimas iguarias, onde não faltaram sequer coroas de cartolina para uns quantos eleitos que assim assumiram o papel de "reis magos". A repetir.

Imagem de: www.hohohochristmas.com.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Los Tres Reyes Magos

O Festival dos Três Reis Magos em Barcelona


E agora que demos por concluídas as compras, as comezainas e todas as confusões natalícias, eis que no país vizinho, como nos países de tradição hispânica em geral, se prepara ainda o momento mais alto das festividades...
Amanhã mesmo, dia 5 de Janeiro, as ruas das principais cidades espanholas encher-se-ão com o tradicional desfile dos Três Reis Magos - Baltazar, Gaspar e Melchior - que chegam propositadamente do longínquo Médio Oriente para, entre a folia generalizada, lançar doces às crianças, enquanto os adultos conseguem acomodar ainda mais uma sobremesa tradicional, o Rosco de Reyes, nos estômagos mal refeitos do Natal e da Passagem de Ano.
Mas são as crianças as mais interessadas nas celebrações, visto que a distribuição de prendas, não pelo Pai Natal nem pelo Menino Jesus, mas sim pelos Reis Magos, tem lugar de 5 para 6 de Janeiro. É na noite de 5 que colocam os seus sapatos junto à porta para que os Magos possam ter a noção de quantas crianças vivem em cada casa, somando-se-lhes comida e bebida para os ilustres visitantes e ainda água e erva para os respectivos camelos.
Na manhã de 6, prendas não faltam junto aos sapatos, ao passo que comida, bebida, água e erva terão desaparecido. Reza a tradição que as crianças que não se portam bem não têm direito a prendas e sim a um pedaço de carvão. Mas não consta que criança alguma tenha sido má ao ponto de alguma vez ter recebido esse diamante negro por diamantar...