sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Língua gestual em Área de Projecto



Hoje é o Dia dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. Assim e tendo em conta o papel do Clube de Línguas e a importância que a língua gestual assume para tantos cidadãos que a utilizam como forma de se expressarem, não pretendemos deixar passar a data em branco, nem o que a nossa escola está a fazer no sentido da sua divulgação.
Efectivamente, um grupo de alunas do 12º ano - VSA, tem vindo a desenvolver, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, um trabalho que promete dar que falar. Até ao momento, tivemos a oportunidade de ler um bonito texto sobre a criadora deste tipo de linguagem, Helen Keller, bem como um Power Point musicado e destinado a acompanhar a leitura do mesmo. Gostámos e ficamos a aguardar a continuação.
Para todos vós eis, ainda, um "dicionário" da língua gestual e um pequeno texto para decifrarem e exercitarem os vossos novos conhecimentos na área.



3 comentários:

monalisa disse...

O termo correcto é Língua Gestual Portuguesa, e não “linguagem gestual”.
A Língua Gestual Portuguesa tem todas as componentes de uma verdadeira língua (gramática, morfologia, sintaxe, léxico, etc…), por isso é considerada uma língua e não uma “linguagem”.

"linguagem gestual" é um termo incorrecto e ofensivo para a Comunidade Surda.

Clube de Línguas disse...

Obrigado pelo esclarecimento, cara monalisa, do qual, para já, me permito discordar (desconfio que pode ser uma daquelas discussões intermináveis acerca de terminologias, percentagens e outras coisas "concretíssimas"). Gostei particularmente do tom de agressão contida algures no comentário - foi giro. De qualquer modo, vou investigar... E como procuro pautar-me pela justiça e pela correcção, se chegar à conclusão de que estou errado, corrigirei.

Clube de Línguas disse...

Muito bem. Parece que está consagrado o uso do termo "língua gestual" por um conjunto de motivos que qualquer um pode facilmente consultar. Assim, procederei às alterações necessárias. Não gostaria, no entanto, de deixar de chamar a atenção para o facto de que incontáveis dicionários consideram "língua" e "linguagem" como sinónimos. Neste tempo de tanta correcção que me dispensarei de comentar relativamente aos seus efeitos enquanto elemento de causa de decadência no mundo ocidental (uma vez que este é um blog institucional e eu me represento somente a mim mesmo nos meus possíveis comentários), não posso deixar de salientar que a utilização militante/professoral do termo "ofensivo" me ofendeu um pouco. Food for the thought...