domingo, 12 de maio de 2013

A importância das línguas



Como seria o mundo se todos falassem a mesma língua? Ninguém sabe, mas a verdade é que não seria o mesmo…
 Precisamente por isso é que temos de evoluir, devemos saber falar várias línguas, pois existe um mundo lá fora em que é necessário possuir conhecimentos não só técnicos mas também culturais e a língua é a cultura de um país. Se no nosso futuro pretendemos emigrar não nos podemos dar ao luxo de saber apenas falar a nossa língua materna (neste caso o Português) e Inglês (com o qual já estamos ambientados), mas devemos sim saber falar pelo menos o básico da língua do país de emigração, não só para nos facilitar a procura de trabalho mas também porque nunca faz mal saber mais e adquirir um pedacinho de cultura do mesmo.
A língua é a nossa base, base esta que pode ser dada pela nossa família mas que deve ser aperfeiçoada na escola.
Na nossa escola temos excelentes profissionais que nos preparam para o futuro, que nos ensinam a falar diferentes línguas e que nos levam a descobrir estas de maneiras interessantes, pedagógicas e diferentes… Muitos dizem que estudar línguas é apenas decorar verbos, mas aqui ensinam-nos não só o “ABC” mas também nos levam aos países onde estas se falam, o que nos permite colocar as nossas capacidades em ação.
Por fim, apenas gostaria de referir que embora aprender diferentes línguas seja importante não nos devemos esquecer das nossas raízes, o Português, que também é único e possui palavras fora do comum como a palavra saudade que não existe em mais nenhum vocabulário. Tinha de ser portuguesa, é claro…

Mariana Pereira, nº 16, 9º J

Imagem de: www.ce.authorizedrepresentative.eu

Sem comentários: