terça-feira, 8 de março de 2011

Imagens do Carnaval


Desfile carnavalesco em Portugal

O Carnaval é uma festividade celebrada um pouco por todo o mundo e há carnavais bem famosos, como o de Veneza, o de Nova Orleães ou o do Rio, entre tantos, que não cabem nestas imagens ou porque línguas como o italiano não são leccionadas na nossa escola, ou porque simplesmente não vale a pena inundar o blog de fotos e mais fotos. Pela importância que adquiriu, no entanto, representaremos aqui vários pontos de partida, se não outros pontos de chegada.
Já na antiga Roma se celebrava uma espécie de Carnaval, que durava 7 dias do nosso mês de Dezembro, altura em que todo o comércio encerrava, os escravos eram temporariamente libertados, as restrições morais se tornavam mais relaxadas, se procedia à troca de presentes e era, inclusive, eleito um rei fingido que comandava cortejos pelas ruas fora.
Mais tarde, quando no século XI a Igreja Católica implementou a Semana Santa antecedida de 40 dias de jejum, a Quaresma, surgiu a ideia do Carnaval, cujas festividades passaram a durar três dias, até quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. No Renascimento, começaram a florescer os bailes de máscaras, as fantasias e os carros alegóricos, no que veio a ser uma espécie de antecessor mais chegado do Carnaval actual.
O termo Carnaval vem de Carnis (carne) e Valles (prazeres), que é como quem diz, os prazeres da carne. Trata-se de uma festa móvel, directamente sujeita à data da Páscoa: terça-feira de Carnaval ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa. Até lá é jejuar!

O Carnaval espanhol

O Carnaval inglês








O Carnaval alemão

O Carnaval francês







Imagens de: www.caribvista.com, roxanne86-carnaval.buzznet.com, www.lonelyplanet.com, reportingfrombelgium.wordpress.com, e seeter401.wordpress.com.

Sem comentários: