terça-feira, 29 de maio de 2012

Passeio anual da escola - destino: Lamego


Nossa Senhora dos Remédios
Como tem vindo a suceder, cabe ao Departamento de Línguas a organização da viagem-convívio de final do ano, cujo destino é, desta feita, a bela cidade de Lamego. 
A segunda maior cidade do distrito de Viseu, localizada na margem sul do rio Douro, data já dos tempos romanos, tendo sido definitivamente reconquistada aos mouros em 1057. Terá sido em Lamego, terra natal de Dom Egas Moniz, que D. Afonso Henriques terá sido reconhecido como rei de Portugal.
Trata-se de uma cidade monumental, onde não falta que ver... Saliente-se a Sé de Lamego, de 1129, originalmente em estilo românico e mais tarde acrescida de elementos góticos e ainda renascentistas. Some-se-lhe o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no topo do monte de Santo Estevão e de uma interessante escadaria panorâmica, que remonta a uma capela existente no local cerca de 1361. Fundamentalmente construída nos estilos barroco e rococó, foi iniciada em 1750 e concluída em 1905. Igualmente importante é o castelo de Lamego, medieval, originalmente de montanha e atualmente parte da malha urbana. 
Lamego possui igualmente diversos outros locais de interesse, designadamente a Igreja do Espírito Santo, a Igreja e Convento de Santa Cruz, as igrejas de Almacave, São Francisco, das Chagas e da Graça, inúmeras casas brasonadas, entre as quais se inclui o imperdível Paço Episcopal e ainda o Colégio da Imaculada Conceição, entre tanto mais.
Conhecida também pelos seus vinhos e iguarias, de que salientamos o cabrito com batatas assadas, a truta de escabeche, os milhos com carne de vinha d'alhos, as famosas bôlas de Lamego em diversas variedades (presunto, fiambre, vinha d'alhos, frango, atum, sardinhas e bacalhau) e doçarias como os os peixinhos de chila e os pastéis Lamegos.
Foco indubitável de interesse para todos, Lamego promete a todos os participantes no já tradicional convívio, agendado para o início de Julho a preço muito módico, num percurso de elevada qualidade, que incluirá não só opíparas refeições como ainda visitas diversas (nomeadamente ao Museu de Lamego e às Caves Raposeira) e os sempre necessários momentos destinados às compras e ao relaxamento, un dia inolvidável. Aqui fica o convite e o desejo de uma participação generalizada que torne esta viagem em mais um sucesso da escola e do Departamento...

Sem comentários: